Coletânea de filmes do IPES (1962-1964)


Sinopse:

Fundado oficialmente em 2 de fevereiro de 1962, no Rio de Janeiro, com estatutos registrados em 9 de dezembro de 1961, o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) resultou da fusão de grupos de empresários organizados no Rio e em São Paulo que, rapidamente ganhou a adesão das classes produtoras dos outros estados. Dirigido por um comitê nacional, um conselho orientador, um comitê diretor e um outro executivo, sua sede localizava-se no edifício Avenida Central, no Rio de Janeiro. Sua principal função era integrar os diversos movimentos sociais de direita para criar as bases de uma oposição que pudesse deter o "avanço do comunismo soviético no Ocidente". Dessa forma, o Instituto promoveu intensa campanha antigovernamental. Associando as propostas do governo ao comunismo, o IPES utilizou os mais diversos meios de comunicação na defesa da democracia e da livre iniciativa. Publicou artigos nos principais jornais do país; produziu uma série de 14 filmes de "doutrinação democrática", apresentados em todo o país; financiou cursos, seminários, conferências públicas; publicou e distribuiu inúmeros livros, folhetos e panfletos anticomunistas, dentre os quais UNE, instrumento de subversão, de Sônia Seganfredo, dirigido aos estudantes universitários, então considerados como um dos pilares da infiltração comunista. O IPES também financiou outras entidades contrárias ao governo Goulart, tais como os círculos operários cariocas e paulistas, a Confederação Brasileira de Trabalhadores Cristãos, a Campanha da Mulher pela Democracia (Camde) do Rio de Janeiro, a União Cívica Feminina de São Paulo, o Instituto Universitário do Livro, e o Movimento Universitário de Desfavelamento.
O IPES - RJ auxiliava igualmente a Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra. A participação do Instituto na derrubada do governo Goulart, em 31 de março de 1964, pelos militares, foi preferencialmente resultado de um trabalho propagandístico. Todavia, isso não impediu que alguns de seus membros, individualmente, atuassem de maneira mais direta. O reconhecimento dos seus préstimos pelo regime militar ocorreu em 7 de novembro de 1966, quando foi declarado órgão de utilidade pública por decreto presidencial. O IPES paulista foi completamente desativado em 1970, e o do Rio de Janeiro em março de 1972.

1 - O Brasil precisa de você (00:00)

Convocação contra a demagogia e a agitação social, que desestabilizam o país, com ênfase na necessidade de defesa da democracia, da superação do sub-desenvolvimento e da justa distribuição de riquezas.

2 - Nordeste problema nº 1 (09:10)

A falta de perspectivas do homem nordestino, submetido à seca e à falta de planejamento governamental para a região; a necessidade de se investir na construção de hidrelétricas, na industrialização e no aproveitamento dos vales úmidos; a importância da implementação da dedução do imposto de renda das empresas nacionais para investimento no Nordeste, e no financiamento à empreendedores locais.

3 - História de um maquinista (19:10)

A precariedade do transporte ferroviário no país, com locomotivas ultrapassadas, comunicações deficientes e dormentes enferrujados, consequência da falta de uma política para o setor; a necessidade de modernização dos equipamentos, do saneamento administrativo e da construção de novas linhas férreas, com técnicas modernas e integradas aos terminais marítimos e rodoviários.

4 - A vida marítima (28:04)

O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos na manutenção da estabilidade financeira da categoria; o trabalho dos estivadores e a atuação do Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos na defesa dos salários dos trabalhadores.

5 - Depende de mim (36:53)

As atividades dos trabalhadores de diversas categorias como, pedreiros, tintureiros, sapateiros, carpinteiros, aeronautas, agricultores, e outros, demonstrando que do voto de todos depende a manutenção da democracia, da liberdade e a defesa das tradições cristãs.

6 - A boa empresa (45:28)

A atuação da igreja como moderadora nas relações conflitantes entre patrões e empregados contribuindo para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e para o aumento da produtividade das empresas.

7 - Uma economia estrangulada (55:37)

A necessidade de renovação da marinha mercante brasileira formada por navios velhos e estaleiros obsoletos; a importância da modernização e racionalização do transporte marítimo, visando diminuir os seus custos.

8 - O IPES é o seguinte (01:03:42)

As propostas do IPES e seus objetivos: defesa do poder aquisitivo da população, redistribuição da renda nacional, combate a polarização esquerda-direita, defesa da educação, do saneamento, da modernização das indústrias, da desburocratização do estado, da saúde e do desenvolvimento agrícola, como necessários para o rápido crescimento do país.

9 - Portos paralíticos (01:12:53)

A precariedade da situação dos portos brasileiros, representados no norte pelo porto de Manaus e no sul pelo porto de Santos; os serviços deficientes e a necessidade de reorganização dos sindicatos e administrações portuárias e investimentos do governo federal.

10 - O que é o IPES (01:21:11)

Convocação à organização pela defesa das instituições democráticas e cristãs contra o totalitarismo; o repúdio à inflação, excesso de partidos políticos e o sub-desenvolvimento; as propostas do recém criado Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais: estabilidade da moeda, moralização da estrutura governamental e redistribuição da renda; a necessidade de ação, através da mídia, entre os estudantes e trabalhadores do campo e da cidade.

11 - Criando homens livres (01:29:43)

A importância da educação na formação da cidadania e o exercício do voto contribuindo na escolha de bons governantes.

12 - Deixem o estudante estudar (01:40:26)

A necessidade de investimentos na criação de bibliotecas, reaparelhamento das universidades, salários dos professores, barateamento do livro didático, visando melhor rendimento dos estudantes universitários e protegendo-os contra a agitação política.

13 - Que é a democracia? (01:49:15)

O Brasil como um país de tradição democrática, em contraposição aos países do leste europeu, dominados pelo regime comunista; a importância de se votar nos candidatos que defendam a democracia.

14 - Conceito de empresa (01:59:28)

Convocação aos empresários para a união e divulgação do valor social de suas empresas e da importância do empresariado na manutenção da saúde, da educação e da economia do país, propondo a comunicação direta dos empresários com os trabalhadores, evitando a manipulação destes por agitadores políticos e defensores da estatização das empresas.

Dados do Arquivo:

Direção: Jean Manzon e Carlos Niemeyer
Qualidade: VHSRip
Áudio: Português
Tamanho: 1.09 GB
Duração: 02:15:44
Formato: AVI
Servidor: Mega


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Download:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: