Difamação - A Indústria do Antissemitismo / Defamation / Hashmatsa (2009)


Sinopse:

O que é o anti-semitismo atualmente, duas gerações depois do Holocausto? Em sua contínua exploração da moderna vida israelense, o diretor Yoav Shamir (Checkpoint, 5 Days, Flipping Out) viaja o mundo em busca das manifestações mais modernas do "ódio mais antigo", e encontra algumas respostas surpreendentes.

Nessa busca irreverente, ele segue os líderes judeus americanos até as capitais da Europa, onde eles alertam as autoridades governamentais acerca da crescente ameaça do anti-semitismo, e acompanha também uma classe de estudantes israelitas do ensino médio em uma peregrinação à Auschwitz.

Em seu caminho, Shamir conhece o controverso historiador norte-americano Norman Finkelstein, descendente de judeus, que sustenta corajosamente suas ideias impopulares sobre a forma como o anti-semitismo é usado pela comunidade judaica e, sobretudo pelo governo de Israel para ganhos políticos. Ele também se junta aos estudiosos Stephen M. Walt e John J. Mearsheimer, durante uma palestra em Israel após o lançamento do livro "O Lobby de Israel e Política Externa dos EUA", onde os autores discutem a influência do lobby israelense em Washington . Yoav visita ainda Yad Vashem, o museu memorial do Holocausto em Jerusalém, a parada obrigatória para todos os líderes mundiais em suas visitas a Israel. Em sua estadia em Jerusalém, ele se hospeda perto da casa de sua avó, que oferece sua visão sobre o assunto e declara que ela é uma “judia de verdade”.

O filme questiona as nossas percepções e a terminologia quando um evento proclamado por alguns como anti-semita é descrito por outros como uma crítica legítima das políticas do governo de Israel. O filme caminha sobre a fronteira entre o anti-sionismo, rejeição da noção de um Estado judeu, e o anti-semitismo, a rejeição dos judeus. Estaria o último sendo usado para desculpar o primeiro? E há uma diferença entre o anti-semitismo atual e o velho racismo que afeta todas as minorias?

As opiniões muitas vezes diferem e os ânimos às vezes se exaltam, mas em “Difamação” encontramos uma coisa que é certa - somente compreendendo suas respostas ao anti-semitismo podemos realmente contemplar o quanto os judeus de hoje, e especialmente os modernos israelenses, interagem com o mundo ao seu redor, em Nova York e em Moscou, na Faixa de Gaza e em Tel Aviv.



Wikipédia (Inglês)


Dados do Arquivo:

Direção: Yoav Shamir
Qualidade: TVRip
Áudio: Inglês/Hebraico
Legenda: Português
Tamanho: 1.09 GB
Duração: 01:31:17
Formato: AVI
Servidor: 1Fichier


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário