Como nos Tornamos Humanos / Becoming Human (2009)


Sinopse:

Nada é mais fascinante para nós do que, bem, nós. De onde viemos? O que nos torna humanos? Descobertas recentes lançam luz sobre estas questões, e o especial em três partes da NOVA, "Como nos Tornamos Humanos", examina o que as últimas pesquisas científicas revelam sobre nossos parentes hominídeos, juntando as peças do nosso passado humano e transformando nossa compreensão dos nossos primeiros antepassados.

Apresentando entrevistas com cientistas de renome mundial, cada episódio se desenrola com uma investigação forense da vida e da morte de um ancestral hominídeo específico. Os programas foram filmados nos sítios arqueológicos onde as descobertas foram feitas em toda a África e Europa. Esqueletos voltam à vida com animações geradas por computador. Esses fósseis não só nos dão pistas sobre como os primeiros hominídeos se pareciam, mas, com a ajuda de engenhosas novas técnicas de laboratório, nos dizem como viviam e como nos tornamos os seres humanos criativos e pensantes de hoje.




Dados do Arquivo:

Produção: Graham Townsley
Qualidade: DVDRip
Áudio: Inglês
Legenda: Português (Embutida)
Tamanho: Aprox. 430 MB (Cada episódio)
Duração: Aprox. 00:52:00 (Cada episódio)
Formato: AVI
Servidor: Depositfiles

Screenshot: Ep.1 | Ep.2 | Ep.3

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 1: Primeiros Passos

A primeira parte, "Primeiros Passos", examina os fatores que nos levaram a nos separarmos dos outros grandes macacos. O programa explora o fóssil de "Selam", também conhecido como "Filho de Lucy.". O Paleoantropólogo Zeray Alemseged passou cinco anos escavando cuidadosamente o fóssil. Através de uma reconstituição apurada é possível revelar a face, coluna e ombros desta criança fossilizada de 3,3 milhões de anos de idade. O programa examina ainda como os cérebros dos nossos antepassados ​​tinham começado a mudar em relação aos dos macacos.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 2: O Nascimento da Humanidade

Em "O Nascimento da Humanidade", a segunda parte da série "Como nos Tornamos Humanos", investigaremos o primeiro esqueleto que realmente parece conosco, "O Menino de Turkana", um espécime surpreendentemente completo de Homo erectus encontrado pela famosa equipe Leakey no Quênia. Acredita-se que esses primeiros tenham desenvolvido inovações-chave que os ajudaram a prosperar, incluindo a caça de presas de grande porte, o uso do fogo, e extensos laços sociais.

O programa examina uma intrigante teoria de que as corridas de longa distância foram cruciais para a sobrevivência desses primeiros hominídeos. Não só as corridas ajudava-lhes a escapar dos predadores ferozes, mas também lhes deu uma estratégia única de caça: perseguir presas, como veados e antílopes até o ponto de exaustão. "O Nascimento da Humanidade" também investiga como, por que e quando a estratégia evolutiva da “infância prolongada” dos seres humanos começou.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Episódio 3: O Último Remanescente

Em "O Último Remanescente," o programa final da série, examinaremos o destino dos Neandertais, nossos primos europeus que foram extintos quando os seres humanos modernos migraram da África para a Europa durante a Era do Gelo. Será que os seres humanos modernos cruzaram com os Neandertais, ou exterminaram-lhes? O programa explora a evidência crucial da decodificação recente do genoma do Neandertal.

Como os seres humanos modernos dominaram o mundo? Novas evidências sugerem que eles deixaram a África e colonizaram o resto do mundo muito antes, e por razões diferentes, do que se pensava anteriormente. Enquanto Homo sapiens, temos o planeta Terra para nós hoje, mas essa é uma situação muito recente e incomum. Por milhões de anos, muitas espécies de hominídeos coexistiram. Em um momento os Homo sapiens dividiram o planeta com os Neandertais, com o Homo erectus, e com os misteriosos "Hobbits", humanos de 90 cm de altura que prosperaram na ilha de Flores na Indonésia até aprox. 12 mil anos atrás.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário