QI, O Grande Logro / Le QI, Histoire d'une Imposture (2011)


Sinopse:

QI é a sigla para "quociente de inteligência", uma das fantasias do mundo moderno.
Mas, o que mede realmente o teste de QI? Quem o inventou? Por que e como ele foi desviado de sua finalidade?
Essas e outras questões são respondidas nesse documentário que conta a história do desenvolvimento do conceito de inteligência, e dos testes capazes de medi-la.

Concebido no fim do séc. XIX pelo pedagogo e psicólogo francês Alfred Binet como instrumento auxiliar no diagnóstico da idade mental dos estudantes através de um questionário, logo se espalhou por outros países onde sofreu alterações para adaptar-se às ideologias e finalidades em que foi empregado.

Ao longo desse desenvolvimento, o teste foi apropriado pela teoria eugênica, que num contexto colonialista e racista, buscava provas de uma diferenciação genética da inteligência, que justificaria a supremacia do homem branco ocidental sobre os outros povos.

Apesar do fracasso da eugenia enquanto ciência, essas idéias nunca foram completamente abandonadas. Ao longo do séc XX, psicólogos, sociólogos, entre outros, continuaram defendendo, mais ou menos abertamente, a idéia do QI inato, determinado de acordo com a herança genética. O apogeu dessa teoria ocorreu em 1994, quando o psicólogo de Harvard Richard Herrnstein e o cientista político Charles Murray lançaram o livro “The Bell Curve”, onde apresentaram estatísticas comparando o QI de dez mil americanos, cruzando esses valores com suas origens raciais, sociais, seus diplomas e rendimentos. Concluindo que as políticas sociais não têm poder para mudar a sociedade. O resultado, entre outros, foi um conjunto de políticas racistas, que fundamentadas num discurso científico duvidoso fecharam escolas em bairros pobres e aumentaram os gastos com a construção e manutenção de presídios.

Criticado por alguns, creditado por outros, a verdade é que o conceito de QI, e os muitos testes para medi-lo fazem parte da nossa sociedade, atuando como instrumento de diferenciação e, paradoxalmente, normatização social, e como justificativa de políticas de exclusão, em alguns casos, de caráter racial.



Dados do Arquivo:

Direção: Stéphane Bentura
Qualidade: TVRip
Áudio: Francês/Inglês
Legenda: Português (Embutida)
Tamanho: 798 MB
Duração: 00:52:20
Formato: AVI
Servidor: Depositfiles (DF) | Rapidshare (RS)


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Download (DF)

Download (RS):

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário