Falluja: Uma Geração Perdida? / Fallujah: A Lost Generation? (2011)


Sinopse:

Documentário de Feurat Alani, que aborda as consequências da Guerra do Iraque, especificamente em Falluja, onde o exército dos EUA esmagou a resistência com o uso de armas proibidas pelas convenções internacionais, como o fósforo branco e o urânio empobrecido.

Desde 2004 os seus habitantes assistem impotentes a uma situação desesperante, onde 1 em cada 5 recém-nascidos sofre de alguma deformação congênita. Chris Busby, cientista especializado em radioatividade, afirma que os danos genéticos causados à população de Falluja são frutos da contaminação pelo urânio empobrecido.

O urânio empobrecido é um resíduo radiativo do urânio enriquecido, usado nas centrais nucleares. Como lixo nuclear, exige a construção de depósitos específicos para esse fim. Para ajudar a resolver esse problema, o exército dos EUA e a OTAN têm usado o urânio empobrecido na fabricação de mísseis e projéteis desde a 1ª Guerra do Golfo em 1991.

Depoimentos de dois ex-militares, Doug Rokke, que trabalhou no desenvolvimento e testes das armas, e Gerard Matthew, que serviu na Guerra do Iraque no transporte de mísseis e munições, ambos afetados pelo urânio empobrecido, reforçam a hipótese não admitida pelo exército norte-americano que o seu uso gera contaminação, elevando os índices de cânceres e deformações congênitas.

Dados do Video:

Direção: Feurat Alani
Áudio: Inglês/Árabe
Legenda: Português
Duração: 00:48:32

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário