A Rede Condor (2013) *manic*


Sinopse:

A década de 70 é lembrada com um dos períodos mais controversos da história do Brasil e de outros países da América Latina. As democracias de muitos países da região foram derrubadas por sucessivos golpes de Estado que abriram caminho para violentos regimes militares. Detenções em massa, prisões clandestinas e desaparecimentos são apenas algumas das ações  impostas pelos novos líderes para reprimir os opositores de seus objetivos. Neste contexto, aqueles que governavam o Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai formaram uma aliança político militar, mais conhecida como “Operação Condor”, cujo objetivo foi assegurar a continuidade destas ditaduras, neutralizando os diferentes grupos de esquerda: ALN no Brasil, Montoneros na Argentina, MIR no Chile e Tupamaros no Uruguai, entre outros.

O especial "A Rede Condor" revela os bastidores desta sangrenta operação que perseguiu, torturou e assassinou centenas de milhares de pessoas. Os depoimentos de historiadores, investigadores, jornalistas e presos políticos trazem detalhes de como se formou e atuou esta rede de cooperação, desde seu início em reuniões secretas entre altos líderes militares até serem colocados em prática  atos  de extermínio.

Dividido em duas partes que serão exibidas em sequência, o especial com duas de duração relembrará por meio de dramatizações baseadas em fatos reais alguns dos casos mais emblemáticos nos quais as ações repressoras tiveram sucesso graças à força e brutalidade características da “Rede Condor”.

A primeira parte apresenta os acontecimentos que levaram à formação de uma aliança entre as ditaduras militares para neutralizar a ameaça socialista, detalhando também as principais ações realizadas dentro de cada país e como a troca de informação e experiências facilitou a criação de uma “metodologia de repressão” por toda a região.

A segunda parte mostra as ações realizadas por esta aliança por meio de dramatizações dos casos mais conhecidos relacionados à operação. Além disso, as suspeitas de que a “Rede Condor” pode ter tido relação com as mortes do político e jornalista brasileiro Carlos Lacerda e dos ex-presidentes João Goulart (exilado na Argentina) e Juscelino Kubitscheck serão analisadas. A produção traz depoimentos dos brasileiros João Vicente Goulart, filho do ex–presidente e presidente do Instituto João Goulart; do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Jair Krischke:e de João Ricardo Moderno, presidente da Academia Brasileira de Filosofia.

Dados do Arquivo:

Direção: Daniel Billio e Rodrigo Astiz
Qualidade: TVRip
Áudio: Português
Tamanho: Aprox. 447 MB (Cada episódio)
Duração: Aprox. 00:43:25 (Cada episódio)
Formato: AVI
Servidor(es): Mega (MG) | Bitshared (BS)

Screenshot: Ep.1 | Ep.2

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 1: O Nascimento da Rede Condor

Pela primeira vez na história, um governo latino-americano envia um grupo terrorista internacional a Washington para cometer um assassinato. Ao longo do tempo, a investigação desse e de outros casos revelou a existência da Rede Condor.

Download (MG):

Download (BS)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 2: A Estratégia da Rede Condor

No começo dos anos 60, a doutrina de segurança nacional difundida pelos Estados Unidos é a arma dos militares latino-americanos no combate ao marxismo.

Download (MG):

Download (BS)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Um dos melhores DOCs que já assisti! Inclusive passei várias cópias para meus alunos...
    Obrigado

    ResponderExcluir