Outfoxed: A Guerra de Rupert Murdoch Contra o Jornalismo / Outfoxed: Rupert Murdoch's War on Journalism (2004) *VH-PROD*


Sinopse:

Por Carlos Figueiredo (Agenda Pública)

O documentário começa com um depoimento de Robert McChesney, professor da Universidade de Illinois, sobre como a propriedade das empresas midiáticas nos EUA está se tornando cada vez mais um oligopólio nas mãos de cinco grandes redes (se ele viesse ao Brasil iria se escandalizar). Segundo o acadêmico, a pouca variedade de fontes de informação estaria deteriorando a democracia norte-americana.

Ex-repórteres e editores da Fox News contam os bastidores da emissora e como eram repreendidos por não seguirem a linha editorial por ser uma linha anti-ética, desligada dos padrões jornalísticos, e não por ser necessariamente conservadora. Afinal, toda publicação ou emissora tem o direito de seguir, dentro dos padrões éticos, uma linha editorial seja conservadora ou progressista.

Alguns exemplos marcantes mostrados na película da cobertura totalmente tendenciosa da Fox News são a polêmica contagem de votos no Estado da Flórida nas eleições presidenciais de 2000, garantindo a Bush filho seu primeiro mandato presidencial, as coberturas da ocupação do Iraque e da eleição presidencial de 2004, em que a crítica mais afável ao democrata John Kerry foi considerá-lo um candidato de traços franceses. Ser francês é ruim para os EUA, segundo os sábios jornalistas da Fox. Afinal franceses pensam demais e não agem nunca, um americano autêntico não é assim.

O caso da contagem de votos na Flórida é de longe o mais marcante. A Fox anunciou que pelos seus cálculos, Bush teria vencido a votação no estado e, portanto, era considerado o vencedor da eleição, derrotando o democrata Al Gore.

O anúncio foi feito antes mesmo de se saber qual seria o destino de vários votos que poderiam ser anulados ou não naquele estado americano. As outras redes de televisão como a NBC, CBS e ABC seguiram a Fox sem apurarem, o velho jornalismo de manada.

Essa aprovação midiática, segundo os especialistas em Crítica de Mídia ouvidos pelo documentário, teria ajudado enormemente a legitimar a vitória republicana, decidida nos tribunais. O jornalismo da Fox é pura propaganda. A cobertura da eleição presidencial de 2004 nos EUA é uma prova assustadora desse comportamento editorial. Havia uma vinheta em contagem regressiva para os dias de votação com a seguinte frase: “Faltam X dias para os EUA reelegerem o presidente Bush”. E o lema da Fox é “Justa e Equilibrada” (Fair and Balanced).

Os comentaristas e convidados são em sua maioria conservadores raivosos. Raramente um “progressista” é chamado a participar dos programas, e quando isso acontece é ridicularizado. Um jovem que teve seu pai morto nos atentados de 11 de setembro e se posicionou contra a guerra do Afeganistão foi chamado a um programa de entrevistas onde o apresentador de maneira agressiva ordenava o convidado a se calar repetidamente.

E, em um determinado momento sem que o entrevistado tenha feito qualquer menção de agressividade, o entrevistador desligou o microfone do rapaz abruptamente e disse que não iria mais debater com o convidado. Nos dias seguintes ao programa, o rapaz cujo pai havia morrido no World Trade Center foi atacado sistematicamente na Fox News.

O maior temor dos entrevistados no documentário é o fato de que as outras emissoras, assustadas com o sucesso da Fox News passaram a imitá-la. Ou seja, começaram a copiar seu padrão agressivo em busca de audiência.



Wikipédia (Inglês)


Dados do Arquivo:

Direção: Robert Greenwald
Qualidade: DVDRip
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 696 MB
Duração: 01:17:41
Formato: AVI
Servidor: Mega


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Download:



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2 comentários:

  1. Interessante como em geral as pessoas não se dão conta do alcance, e do nível de influenciação dos veículos de comunicação em massa. Hoje existem verdadeiros conglomerados de mídia, a centralização de poder é imensa. É o 4º poder!

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    1. De fato Adriano, precisamos nos conscientizar cada vez mais que por trás dos veículos de mídia massificada existem linhas editoriais que definem, segundo interesses nem sempre claros, o que deve, e como deve, ser comunicado às massas. Moldando assim uma determinada visão da realidade. Infelizmente a maior parte da imprensa brasileira, e mundial, é controlada por uma minoria que atende aos interesses da ideologia neoliberal, difundindo os ideais do consumismo, da competição e do capital em geral.

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