Sinopse:
Por Carla Italiano (Cineclube
Rogério Sganzerla)
Pode-se dizer que Frederick Wiseman possui
uma trajetória singular no mundo do cinema documentário. Iniciado no Cinema um
tanto tardiamente, foi somente a partir de desdobramentos de uma profissão
enquanto professor de direito – uma visita com a classe universitária ao
Instituto para os Criminalmente Insanos de Bridgewaters, Massachussets – que
ele começou a transformar em matéria fílmica sua particular maneira de observar
a realidade. É esse contato inicial com o novo meio, e tudo o que ele
possibilita em termos de expressividade e complexificação do objeto colocado em
análise - nesse caso, o Instituto – que transparece em Titicut Follies.
Uma constante no cinema de Wiseman (tentador
falar em quase uma obsessão) é a escolha por lidar com o dia a dia de uma
instituição, se atendo de maneira detida e meticulosa às diferentes situações
que dela derivam. Há, inclusive, um confinamento auto inflingido pelo filme
para o interior das instituições retratadas, seja em termos de universo
escolhido quanto de restrições de cunho espacial (sendo o caso da maior parte
dos filmes do início de sua carreira) como o faz seus Highschool (1968),
Hospital (1970), Law and Order (1969) e que Titicut Follies é a maior
representação. Além da função de um “dispositivo” para o documentário, de uma
espécie de ponto de partida para a abordagem e condutor do desenvolvimento
fílmico, a recorrência institucional acarreta em uma série de outras questões.
Aspectos tão abrangentes que vão desde implicações sobre o discurso transmitido
pelo filme a respeito das instituições (ponto de vista da obra versus visão do
realizador) até o grau de manipulação da realidade ocorrida nos diferentes
estágios do processo cinematográfico – as escolhas do que e como filmar e
idéias abstratas construídas através da montagem, etc.
O aspecto mais interessante em relação a essa
abordagem, no entanto, acaba sendo a maneira que os filmes são lidos pelo
espectador. Dotados de uma inerente ambivalência, possuem uma abertura
interpretativa tal que acaba sendo possível que, ao mesmo tempo, as
instituições se identifiquem com suas representações fílmicas – se vendo
legitimadas em seus respectivos discursos – e que uma leitura altamente crítica
e racionalizante seja realizada por outras pessoas completamente diferentes. Os
filmes de Wiseman são interpretados de acordo com o que o espectador carrega
como bagagem – moral, social – antes de ser apresentado ao filme; a obra será
responsável, tão somente, por trazer isso à tona e, conseqüentemente,
suscitar uma espécie de auto reflexão espectatorial incrivelmente produtiva.
“Uma grande diferença ente Wiseman e quase
todos os outros cineastas americanos hoje é que ele é um artista capaz de
exercer uma consciência múltipla – de ver a vida de sua perspectiva pessoal e,
ao mesmo tempo, ser objetivo o suficiente para permitir, e até encorajar,
outras e opositoras perspectivas.
Dados
do Arquivo:
Direção: Frederick Wiseman
Qualidade:
DVDRip
Áudio:
Inglês
Legenda:
Português
Tamanho:
1 GB
Duração:
01:23:59
Formato:
AVI
Servidor:
Mega
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Download:
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ResponderExcluirraridade esse doc
Olá Diego.
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Obrigado pela visita e comentário.