Terra: Mãe de 7 Bilhões / Mother: Caring for 7 Billion (2011)



Sinopse:

Documentário que quebra um tabu de 40 anos ao trazer à luz uma questão que silenciosamente abastece nossas mais prementes crises ambientais, humanitárias e sociais - o crescimento da população. Em 2011 a população mundial atingiu 7 bilhões, um aumento alarmante de sete vezes desde que alcançamos o primeiro bilhão há 200 anos.

A questão populacional esteve no topo da agenda internacional, sendo uma das mais importantes no primeiro Dia da Terra e o assunto de livros best-sellers como "A Bomba Populacional". Desde os anos 60 a população mundial quase dobrou, somando mais de 3 bilhões de pessoas. Ao mesmo tempo, falar sobre a população tornou-se politicamente incorreto devido à sensibilidade das questões que cercam o tema, como religião, economia, planejamento familiar e desigualdade de gênero. No entanto, é uma questão que não podemos dar ao luxo de ignorar.

Hoje, quase 1 bilhão de pessoas ainda sofrem de fome crônica, apesar da Revolução Verde que tem alimentado bilhões, e que em breve entrará em crise devido a disponibilidade cada vez menor de seus principais ingredientes, o petróleo e a água. Combinado com o nosso apetite voraz por recursos naturais, o crescimento populacional está colocando uma carga sem precedentes sobre o sistema do qual dependemos, por nos recusamos a encarar o fato de que mais pessoas é igual a mais problemas.

O filme ilustra tanto o consumo excessivo como a desigualdade na questão do crescimento população, seguindo Beth, uma mãe e uma ativista dos direitos das crianças, que descobre as complexidades dessa questão espinhosa. Beth - que vem de uma grande família americana, e que adotou uma filha nativa da África - viaja para a Etiópia, onde ela encontra Zinet, a filha mais velha de uma família extremamente pobre de 12. Zinet encontrou a coragem de se libertar de barreiras culturais milenares, e o encontro delas vai mudar Beth sempre.

 Fundamentado nas teorias de cientista social Riane Eisler, o filme se esforça para não culpar, mas para educar, para iluminar um caminho diferente para a humanidade. Superpopulação é apenas um sintoma de um problema ainda maior - um "sistema de dominação" que na maior parte da história humana tem glorificado a dominação do homem sobre a natureza, do homem sobre a criança e do homem sobre a mulher. Para quebrar esse padrão, o filme demonstra que devemos mudar nossa mentalidade. E o primeiro passo é elevar o status das mulheres em todo o mundo.




Dados do Arquivo:

Direção: Christophe Fauchere
Qualidade: TVRip
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 654 MB
Duração: 00:51:44
Formato: AVI
Servidor: Depositfiles


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Sugestão para documentário/divulgação:

    Muito Além do Peso

    Dos mesmos que fizeram "Criança, a Alma do Negócio". Está disponível gratuitamente para download no próprio site deles:

    http://www.muitoalemdopeso.com.br/ondever.html

    ResponderExcluir