Vala Comum (1994) *ody garret*


Sinopse:

Dentre os diversos trabalhos sobre a ditadura militar brasileira, poucos tocam na questão dos "desaparecidos políticos". Vala Comum, de João Godoy, trata de um episódio praticamente esquecido pela indústria jornalística: as ossadas de militantes políticos que combateram a ditadura e que foram enterradas na vala comum do cemitério de Perus, em São Paulo.

Oficialmente, a ditadura não admitia que existisse tortura no país, portanto, para explicar os cadáveres resultantes das sessões de tortura não bastava plantar notas nos jornais que justificavam as mortes como confrontos com a polícia ou atropelamentos na fuga de prisioneiros. Era necessário esconder as provas físicas.

Primeiro, as vítimas eram enterradas em valas individuais sem identificação e depois foram colocadas, junto a outros corpos, na vala aberta por uma retro escavadeira. Só com o insistente trabalho dos familiares e de grupos como o Tortura Nunca Mais, é que durante o governo da prefeita Luíza Erundina, a vala foi descoberta e se iniciou o trabalho de identificação. Porém, o trabalho foi interrompido e os familiares continuam na batalha para identificar as vítimas.

O documentário traz entrevistas impressionantes com os familiares, além de importantes imagens de arquivo em que os paradoxos da época são expostos. Enquanto os militares tomavam posse prometendo cumprir as leis, mais crimes eram cometidos pelo Estado brasileiro tanto nos porões como nas ruas. Outras passagens interessantes mostram os jingles de ufanismo e as comemorações pelo tricampeonato de futebol enquanto os sacos com ossadas são retirados da vala.


Dados do Arquivo:

Direção: João Godoy
Qualidade: VHSRip
Áudio: Português
Tamanho: 232 MB
Duração: 00:33:08
Formato: AVI
Servidor: Depositfiles


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário