A Alma do Osso (2004)


Sinopse:

"A Alma do Osso" revela, pouco a pouco, a existência aparentemente isolada de Dominguinhos, 72 anos, um ermitão que vive numa caverna encravada numa montanha de pedra. O filme constrói-se com longos silêncios onde o ermitão executa as tarefas do dia a dia, como cozinhar e limpar, e com imagens que vão para além do seu território. Ao final descobrimos que na vida do ermitão o silêncio é o lugar comum, o estado normal em que o tempo passa. A fala é o estado de exceção.



Dados do Arquivo:

Direção: Cao Guimarães
Qualidade: DVDRip
Áudio: Português
Legenda: Português
Tamanho: 1.36 GB
Duração: 01:15:41
Formato: AVI
Servidor: 1Fichier


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Olá. Acabo de descobrir o seu blog, e venho aqui dizer que foi o melhor que vi durante os dias em que procuro tais arquivos. Não digo isso por ter encontrado o que procurava, mas por ter encontrado o que não procurava, e que despertou o meu interesse. Acho que compartilho da sua vontade de saber e que este saber não pode ser limitado às possibilidades financeiras justamente quando dispomos de uma maravilhosa ferramenta de interação e compartilhamento. Qualquer opinião contrária entra no rol de obstáculos que o conhecimento enfrentou e sempre enfrentará.

    Gostei, também, do cuidado que a equipe teve com a sinopse dos documentários e, mais além, de cada capítulo destes. É um trabalho fantástico, mas muitas vezes solitário. Às vezes termino de assistir algo maravilhoso e não tenho com quem comentar, rsrsrsrs, então voltarei aqui de vez em quando e deixarei um comentário sobre o documentário que assistir. Novamente, meus parabéns e muito obrigado.

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não costumo ler comentários tão interessantes quanto esse. Obrigado pelas palavras.

      Sou contra a venda de documentários e como você, acredito que dispomos de uma ferramenta incrível para nos educarmos, e que nos permite compartilhar sem os impedimentos financeiros. Um novo modelo, baseado na cooperação e trabalho voluntário, na economia do dom. Na criação de riqueza sem valor financeiro atrelado, bens criados coletivamente e compartilhados livremente.

      E qual seria a outra base desse modelo, senão o livre compartilhamento da informação. Nós, e outros, procuramos compartilhar informação crítica. Muitas coisas ruins também são compartilhadas na rede e talvez sempre serão, mas existe informação de qualidade disponível, que pode nos revelar cenários que estão além da ideologia dominante.

      Mas seguindo a contradição humana, também estamos sós. Aqueles que buscam e compartilham a informação crítica. É solitário sim, entre outras coisas porque a consciência vai além do círculo mais ou menos delimitado pela desinformação coletiva encabeçada pela mídia corporativista, e também por conta do profundo individualismo cultivado em nossas mentes coletivamente. A sobrevivência, as dificuldades e adaptações que precisamos para continuar com o mínimo, geram transtornos na nossa saúde física e mental. O silêncio, e a dificuldade de lidar com questões profundas e até mesmo com outras pessoas, são sintomas da nossa condição alienada. E além de tudo temos os estímulos incessantes ao consumo e à ganância, a serpente da nossa sombra, o dragão a ser morto, e também outros conteúdos inconscientes manipulados pela publicidade que nos movem em atitudes egoístas.

      Cada um é único, não podemos generalizar, mas não é novidade que no geral somos traumatizados na infância para nos adaptarmos a esse sistema. Esse processo passa pela adolescência e continua na vida adulta. Durante os primeiros vinte anos somos doutrinados com grandes doses da ideologia dominante. Perdemos a capacidade de nos conectar com a natureza, com os outros, e com nós mesmos, nossa interioridade. São muitas as causas da nossa solidão, falo principalmente de algumas causas da minha.

      Por favor fique a vontade de comentar quando quiser, você escreve bem.

      Excluir