Exploração Maia / Exploración Maya (2009) *Taberna da História*


Sinopse:

O arqueólogo Danilo Drakic viaja pelas principais regiões nas quais desenvolveu-se a civilização Maia: a península de Yucatán, a selva de Chiapas e o Petén, as montanhas do sul da Guatemala e a costa de Quintana Roo. Em seu percurso, conta com a ajuda de destacados acadêmicos especializados e dos próprios habitantes da região para buscar respostas para o misterioso abandono das cidades maias mais importantes, embora tivessem domínio sobre a astronomia, a selva e os mares. Ao longo de quatro episódios, Exploração Maia põe à prova diferentes hipóteses para o colapso da civilização Maia, através de investigações exaustivas, experimentos, técnicas e costumes milenares. Somando todos os resultados, será possível compreender os segredos, mitos e verdades dos maias, seu desenvolvimento, cultura e sobrevivência. Produzido por Endemol e History juntamente com o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), Exploração Maia é a nova produção original do canal que combina conhecimento e entretenimento de forma atual e no local dos fatos.




Dados do Arquivo:

Direção: Diego Palacio
Qualidade: TVRip
Áudio: Espanhol
Legenda: Português (Embutida)
Tamanho: Aprox. 580 MB (Cada episódio)
Duração: Aprox. 00:46:00 (Cada episódio)
Formato: AVI
Servidor: Mega

Screenshot: Ep.1 | Ep.2 | Ep.3 | Ep.4

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 1: Construções e Astronomia

Existe a hipótese de que os maias tenham realizado uma excessiva exploração de recursos naturais, árvores e água para a construção de suas monumentais cidades. Danilo viaja a Chichén Itzá para comprovar a precisão de traçado desta cidade e sua orientação astronômica. Ali, junto a Maria Luisa Pacheco, escritora de origem maia, e a Agustín Peña, arqueólogo do INAH na região, repassam os aspectos centrais da cultura Maia e estabelecem a rota da exploração. Iniciam em Oxkintok onde existe uma construção labiríntica carregada de simbolismos, o local perfeito para que um reconhecido J-Men, um sacerdote maia, os inicie na cosmovisão do povo maia. Visitando Uxmal, nosso arqueólogo nos mostra a engenharia das construções e a grande quantidade de recursos naturais que utilizavam. A poucos quilômetros dali, em Kabah, conheceremos as evidências e causas de uma grande seca no final do ano 900 d.C., além de uma cerimônia que indicava o abandono de uma cidade.

Download:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 2: Guerras e Rituais

Poderia um conflito armado ter sido a causa do Colapso da civilização Maia no século X? Danilo viaja a Palenque para conhecer a forma de governo, que imperava através de grandes senhores que se comunicavam com os deuses do céu e do mundo inferior. Estes soberanos, como o grande Pakal, sustentaram confrontos com outras cidades, através de guerras sagradas cuja função não era necessariamente a conquista, mas a captura de prisioneiros que seriam destinados ao trabalho pesado ou, os mais importantes, ao sacrifício ritual. Junto a Marta Turok, uma reconhecida antropóloga que se dedica ao resgate de práticas tradicionais, e com a ajuda de um grupo de jovens da atual cidade de Palenque, Drakic busca a união entre o sacrifício ritual, sua simbologia e função, com o jogo de bola dos Maias.Em Bonampak, o apresentador observa os maravilhosos murais conhecidos como A Capela Sixtina dos Maias para compreender o poder sagrado do sistema político, simbiose sintetizada em um pigmento, o azul maia. O engenheiro químico Luis Torres Monte prepara a pintura sagrada e explica suas incríveis propriedades.Danilo viaja então a Kaljub, capital Achí, e berço do Rabinal Achi, o único balé dramático maia que se conservou inalterado apesar da conquista e colonização. Seremos testemunhas, em uma oportunidade única, dos simbolismos e crenças ligados à guerra sagrada maia, através de uma obra representada e gravada no próprio sítio arqueológico de Kalijub.

Download:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 3: Agricultura, Pesca, Alimentação e Medicina Natural

Outro tópico a investigar como causa do abandono das cidades é referente à alimentação e as epidemias. Vamos até Uaaxactún, onde a arqueóloga Liwy Gracioso mostrará a Danilo o funcionamento da estrutura de um grande relógio solar e como ele marca o início do período de semeadura e prenuncia a temporada de chuvas.Em Tikal, uma das maiores metrópoles maias, conheceremos a complexa engenharia para o aproveitamento da água da chuva e o cultivo em terraços montanhosos.A região de Petén sofre de várias enfermidades crônicas que aumentaram em consequência do mau uso da terra. Os maias que conservam suas tradições utilizam uma variedade espantosa de plantas curativas e Drakic viaja às ruínas de Iximché, na Guatemala. Ali conhece Francisco Teleguario, técnico em medicina natural de origem maia, que o convida a recolher plantas curativas e levá-las à aldeia de Sacolojabab, onde uma parteira precisa destes remédios para atender a doentes. Seremos testemunhas de como se pratica a medicina maia.

Download:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Episódio 4: Comércio e Navegação

Para explorar a hipótese de uma queda das rotas comerciais como causa do colapso dos Maias do Período Clássico, Drakic começa sua viagem nos caminhos pré-hispânicos das montanhas do planalto guatemalteco. Ali, junto à arqueóloga Raquel Morales e a Don Francisco, um comerciante da região, chegam ao mercado indígena mais importante da Guatemala para constatar a variedade de recursos alimentícios e de todo tipo que provêm de regiões distantes, imprescindíveis para a vida maia do passado e do presente.Seguindo a rota da água em direção ao norte, Drakic se reúne ainda com Arthur Demarest, um arqueólogo especializado no colapso do Período Clássico pela queda das rotas comerciais do Petén. Chegam a Cancuén para evidenciar intensos conflitos entre as grandes metrópoles do Período Clássico com o intuito de controlar as rotas fluviais de comércio, conflitos que terminaram na tomada violenta de Cancuén e o assassinato de seu soberano e de toda a sua corte.Em Xcaret, antigo porto importante das rotas marítimas maias do Pós-clássico e atual parque temático para turistas na Riviera Maia mexicana, Drakic se encontra com Pilar Luna, eminência da arqueologia marinha do México, que o convida a acompanhá-la para comprovar as avançadas técnicas de navegação e de sinais costeiros que os maias possuíam no Pós-clássico, vitais para enfrentar o mar bravio e evitar os perigos do segundo arrecife de coral mais extenso do mundoDanilo segue depois para Tixcacal Guardia, onde vivem os descendentes dos maias que nunca foram conquistados pelos europeus. São onze comunidades que ainda conservam as hierarquias militares da época da Guerra de Castas, como ficou conhecida esta grande rebelião. E em seus antiquíssimos manuscritos, que guardam com muito zelo, esperam que os maias ressurjam a partir de 2012, ano em que finaliza um ciclo de 5 mil anos de seu calendário. Isto leva nosso curioso arqueólogo a Cobá, onde se encontra o sulco que marca o início do calendário maia em 3114 a.C., o mesmo calendário que termina em 21 de dezembro de 2012.

Download:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

  1. Muito bom esse DOC. Recomendo.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Leandro.

      Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir
  2. Docsprimus, boa noite! Tudo bem?
    Cara, desde cedo estou tentando fazer a parte 3 do episódio 3, mas ela só dá mensagem de temporariamente indisponível.
    Mas vou tentar mais vezes para fechar essa trilogia que você gentilmente disponibilizou.
    Entretanto, se for algo diferente você poderia fazer o favor de ver o que está acontecendo? É só pra dar-lhe uma noção do ocorrido, vlw?
    Um abraço e muito obrigado, Dark Avenger.

    ResponderExcluir
  3. Docsprimus, boa tarde!
    Cara, não consegui fazer o download da última parte do episódio 3, da Exploração Maia... Ulha... :(
    O arquivo está sempre "temporariamente indisponível", comprendeu? Quando você tiver a oportunidade de corrigir isto, desde já agradeço-lhe muito.
    Um bom domingo e um abração, Dark Avenger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dark Avenger.

      Por aqui o link está ok. Tente mais uma vez em outro momento.

      Obrigado pela visita e comentário.

      Excluir
  4. Docsprimus, finalmente consegui fazer o download!
    Um abração e obrigado pela paciência, Dark Avenger.

    ResponderExcluir